#Papo da Miaka: Autores Ressentidos

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, março 31, 2014

Parou tudo!

Caros acomodados. Realmente acho que estamos regredindo!

Imagine só, tudo que fazemos que é exposto para os outros pode ser alvo de criticas, isso todos sabemos. Todo dia alguém pode nos criticar e nos elogiar por algo que fazemos ou até mesmo pelo que somos. É inerente do ser humano fazer esses julgamentos (ou pelo menos era para ser).

Mas imagine, uma coisa que é bastante polemica, e pode até ser considerado um TABU no meio dos blogs literários é: fazer resenha negativa de um livro parceiro.

AH, você faz a parceria, ganha o livro e com isso você lê mas ele ta cheio de falhas, erros de narração e você viu que o livro não era tudo que você esperava. Como proceder a resenha?

Toda vez que entro em contato com autores e noticias nesse meio vejo autores que ficaram ressentidos com blogueiros em “n” casos. Como resenhas negativas, ou a falta de resenhas porque não leu ou não gostou do livro, etc.

Muitos autores realmente não gostam de receber criticas negativas de um “filho” que passou tanto tempo, noites em claros e esforços para escrever e publicar. Mas não se pode agradar gregos e troianos ao mesmo tempo. Além do mais, temos (pelo menos aqui no Um Sofá) o compromisso com a sinceridade. Blogueiros não estão aqui para vender livros feitos loucos como as editoras. Não estamos fazendo merchan nem nada. Estamos aqui como leitores e fãs de livros. E como tal sempre vemos algo que pode ser melhorado, seja na trama, seja no mecanismo adotado de narração.

Mas nem todos os autores conseguem filtrar as criticas e acabam “ressentidos” (uns mais e outros menos), afinal, receber uma bela critica não é qualquer um que consegue filtrar o construtivismo que ela pode oferecer para seu crescimento profissional.

Um  caso é, a dona de um blog que não irei citar, pergunta em seu perfil sobre o que os autores acham de receber criticas negativas. Eu mesma sempre tive vontade de perguntar para os autores como eles recebem as criticas (e quer saber, vou mandar um e-mail para todos os meus autores parceiros e fazer uma postagem com as respostas deles, o que acham?). E todos os autores estavam respondendo suas opiniões sinceras e com a boa educação que suas mães lhe ensinaram, até que um autor (que também não irei citar o nome, pois ainda existe ética em alguns profissionais, como eu) veio com algumas insinuações para cima.

Não gostei de ambas as atitudes, a dele, como autor, por se sentir ofendido com algo que não foi direto a ele (gente, aquilo foi uma pergunta e não uma indireta) e da dona do perfil que começou a chamar todos os seus amigos de blogs para defender. Foi uma exposição sem limites, que acho que, como o jeito que ela chamou também não foi muito ético. Mas o mais surpreendente é o comentário do autor que sentiu as dores.


Me perdoe em antemão, mas acho que, se ele sentiu as dores desse jeito, ele devia já ter recebido muitas criticas ruins em seu currículo para sentir uma indireta naquela pergunta. Ou talvez seja mais um de inúmeros autores que se escondem por ai que não goste de receber criticas, mesmo que seja para melhoramento profissional.


Ainda bem que não tive até hoje nenhum problema com os autores parceiros do Um Sofá. Todos são amorosos e carinhosos. E principalmente, abertos a opiniões e compreensivos! 

Palavras -chaves:
Autor não gosta de criticas negativas
Resenhas Negativas o que fazer
Autor reclama em rede social 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

4 recados

  1. se algum dia você ler minhas hqs desconhecidos e encher de criticas pelo menos vou ficar feliz que você tenha lido,quem quer ficar rico ou ter ego sendo escritor deveria mudar de país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Questão, tudo bem?
      Tem alguns autores que não sabem que as criticas também podem ser construtivas!
      Vou procurar então sua HQ para divulgar e quem sabe resenhar aqui no Um Sofá?!
      Tem a coluninha do Selo Tupiniquim para você participar!
      Realmente, é muito difícil um escritor se tornar rico aqui no país. Se quer ficar rico, é melhor ser politico!

      Excluir
  2. Pode baixar ela por aqui as edições 1 e 2 no blog que acabei de criar para a revista
    http://desconhecidoshq.blogspot.com.br/
    baixe,leia e depois diga o que achou
    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou baixar e ler. Sem problema. Quem sabe até ganhe resenha no blog depois, mas não prometo nada porque tem muita coisa para resenhar ainda ^^

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*