O sucesso das Webcomics

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, março 26, 2014



Com o estouro da internet na década de 90 e seu rápido crescimento nas décadas seguintes, hoje já não se imagina a vida sem um computador. E com esse crescimento e acesso facilitado a informações, se construiu um cenário com uma facilidade de acesso a informações de publicações, divulgações de projetos e tudo que se possa imaginar. E assim começa também a se pensar em webcomics. 

Suas publicações são inteiramente na internet (por isso chamados quadrinhos onlines, dãaan). Também existe as versões digitais de quadrinhos famosos e consagrados. É uma forma independente, econômica, ecologicamente correta (risos) e com um rápido retorno para muitos autores, já que as publicações podem ser rapidamente “viralizadas” se tornando cada vez mais popular. 

Muitos trabalhos brasileiros podem ser vistos e conhecidos de forma online e já são bem famosos na interenet e vale a pena citar alguns trabalhos: 



Um Sábado Qualquer: tirinhas produzidas por Carlos Ruas com passagens bíblicas e outras situações com Deus e demais personagens bíblicos. Altamente confiável (ou não), toda tirinha publicada semanalmente lhe faz morrer de gargalhadas.
Puny Parker: Do autor Vitor Cafaggi, feito em apenas 2 temporadas conta a história de infância do Peter Parker, conhecido também como Homem Aranha. Disponivel para download, podem ser vistos no site do autor.

Combo Rangers: Surgiu como uma webcomic no site Combo Rangers, após isso teve revistas publicadas pela JBC e Panini e então entrou numa fase “obscura” onde ficamos sem as publicações. O autor retornou em 2013 com uma edição publicada pela JBC por meio do financiamento coletivo e após isso promete mais duas edições anuais e quadrinhos novamente no site.

Alguns não são tão conhecidos do publico e até mesmo eu apenas fique sabendo após algumas indicações ou pesquisando sobre o fato na internet, dentre elas quero citar: 

A Revolta!: Lançado primeiramente capitulo por capitulo numblog, em 2014 ganhou uma versão impressa de mais de 200 paginas, e isso foi possível por causa do financiamento coletivo. Ainda disponível os capítulos no blog, também podendo adquirir o exemplar para sua coleção. A história é começa com cinco amigos bebendo num bar, quando escutam uma noticia que ninguém esperava. O resto em breve numa resenha aqui no blog. 
 
Bolo do Espaço: situada em 2050, é uma história de um menino de bigode branco que viaja ao redor do universo, tudo para encontrar ingredientes para uma lendária receita. Os episódios são lançados a cada duas semanas, podendo ser visto no site.




Espero que gostem das sugestões! E em breve, para comemorar a ultima semana da #MaratonaDoQuadrinhoNacional vamos contar nossas impressões sobre Combo Rangers e A Revolta!. Duas grandes obras no mercado nacional de quadrinhos! 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*