TOP 5 || Leitor Online de Mangás

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, fevereiro 19, 2014



Quando estava fazendo a prévia de Sankarea para o blog, me veio uma questão: onde conseguir diversos títulos para uma leitura online? Muitos, como eu, só deve conhecer 2 ou 4 scans no máximo, sendo o principal o Central de Mangás

Layout
Esse encontrei procurando pelo Google para a matéria. Além de mangás, também tem outros tipos de quadrinhos. Seu acervo é dividido entre “Mais populares”, “Ultimas Atualizações” e também a opção de “Mangá Surpresa”. 

Cada mangá possui avaliação, breve sinopse e ficha de informações, além de outros títulos relacionados, caso você gostou da leitura de um determinado quadrinho. O site também possui uma ferramenta de pesquisa bem aprimorada, para a melhor pesquisa de títulos por parte do leitor.
Pesquisa
 
Acervo
Os mangás também podem ser ordenados em titulo (de A-Z) e ficam dispostos com as capas, numero de visualizações e estrelas (de 1 a 5) da avaliação dos usuários. Ao colocar o mouse em cima do titulo, você tem acesso a sinopse da obra, sem precisar sair da pagina.
Já a parte de ler capítulos, apesar de ter umas duas propagandas que incomodam na hora da leitura, oferece uma ampliação melhor da pagina.


Layout

Tem menos mangás no acervo, mas ainda sim bons títulos (e fugindo também dos mais procurados), o RebMangás tem uma estrutura do acervo parecido com o do Max Mangás, organizado com capas da primeira edição de cada titulo disponível para leitura, quando colocado o mouse por cima do nome uma pequena ficha técnica aparece para informar o leitor sobre o titulo, porem, muitos títulos não há sinopse e quando há, apenas uma linha para contar o assunto do titulo. 

 Há uma ferramenta de pesquisa bem completa, apesar de está com os itens em inglês, onde pode procurar por artista,autor, titulo, categoria e ano de publicação alem de status do mangá.
Pesquisa
Leitor Online

 A parte para leitura de capítulos não tem as propagandas laterais e também o scan tem uma ampliação melhor. Embaixo de cada pagina, vem sugestões de outros títulos para leitura.





Layout
O site organiza os títulos disponíveis para leitura em ordem alfabética, sem fotos das capas. Diferente dos outros, quando se clica no titulo você visualiza a imagem do mangá, informações da quantidade de capítulos, dois botões para o primeiro ou o ultimo capitulo, mas sem informações de sinopses. 

 Tem uma ferramenta de busca, porem não muito eficaz como os vistos nos sites RebMangás e MaxMangás.
 
Acervo
Já o leitor de capítulos, tem propagandas grandes, mas também tem a preferência de escurecer o fundo “apagar a tela”, assim como o Central de Mangás possuem. Gosto dessa escolha pois os olhos não cansam tanto quanto o brilho da tela é menor. 

Mangás Reader parece ser um irmão gêmeo do Mangás Project, mas com um sistema de busca e opção de apagar a tela.

Layout


Seu acervo pode ser visualizado por várias maneiras. Os títulos são disponibilizados em A-Z, podendo ser acessados só por uma letra (por exemplo só a letra C). Além das abas de “atualizados”, “novos”, “Ativos”, “completos”, “mais visualizados” e “maiores notas”. Assim fica uma busca mais dinâmica. 


Acervo
O display de títulos também se dá por capa em miniatura de cada titulo, assim dando uma ideia do que se trata cada mangá. Para visualizar sinopse e ficha técnica do titulo, é necessário acessar a pagina dele, com a diferença de que também pode ver os fóruns sobre determinado titulo que escolheu (além dos capítulos disponíveis para leitura). Na pagina do titulo, você pode também conhecer títulos similares e achar outros títulos do autor do quadrinho, o que é uma ferramenta muito útil. 

Informações de títulos
 
A busca de títulos é limitada, parecendo apenas com o nome que você conhece, sendo que escolhe pesquisar entre os scans ou o fórum do site. 

Leitor Online
Seu leitor possui propagandas, mas já vem com um fundo mais escuro em relação a outros scans, o que deixa você mais horas na frente do PC sem reclamar de cansaço da vista. O zoom do scan também é generoso, mas sem poder regular o tamanho de cada pagina do capitulo.


Layout

Talvez desses que citei, seja o mais completo quando se trata de acervo. Até hoje não encontrei uma ferramenta de busca decente no site do MangásProject, espero que um dia isso resolva. 

A disponibilização de títulos é por ordem alfabética, sem fotos, apenas uma lista disponibilizada por cada letra do alfabeto (ou símbolos). Sem informações a cerca do titulo, pois quando ao clicar no titulo escolhido, abre a quantidade de capítulos disponíveis para leitura. 

Lista de Títulos
Leitor Online

O site é uma coleção de scans disponíveis de outros sites, mas reúne vários scans disponíveis do mesmo capitulo e também do mesmo titulo, tornando-se assim mais na frente de outros scans (ao meu ver). 

Quanto ao leitor online do site, há vários atalhos que podem ser acessados com a letra H do seu teclado, entre eles a opção de diminuir ou não o zoom da pagina que está lendo.



Layout

Não sou totalmente contra o Central de Mangás, mas tem muitos títulos desatualizados em seu acervo. Lembro-me bem, que na época que lia o mangá Enigma online, o Mangás Project estava bem à frente do Central em numero de capítulos. E esse também é o site de scans mais conhecido pelos leitores. 

Seus títulos estão dispostos em ordem alfabéticos, sendo acessados pelos botões de cada letra do alfabeto. Sua busca é limitada, sendo feita apenas na aba de títulos. Para acessar informações sobre o titulo especifico é necessário ir para a pagina desse titulo. As informações como sinopse, ficha técnica e quantidade de capítulos são disponibilizadas.

Acervo

Leitor Online
 
Na hora da leitura, o site possui muitas propagandas em volta da pagina do capitulo, além de zoom fixo mediano. Possui também um botão de escurecer a tela, já que seu fundo é branco, deixando os olhos mais cansados após algumas horas de leitura.
 Então é isso. Espero que tenham gostado desse TOP 5 bem especial para muitos leitores (que assim como eu, não tinha muito conhecimento de scans em português). Deixem suas opiniões, criticas e sugestões para mais assuntos na coluna TOP 5.


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

11 recados

  1. Miaka,

    Obrigado pela indicação. Excelente texto, mas gostaria de informá-la que a Mangá Host é o site com maior quantidade de títulos para leitura, pode não ser a maior em acessos, mas é a maior em conteúdo e organização. Novamente obrigado pelo texto.

    Att.,
    Jasper Albarn
    (ADM Geral)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita, foi uma honra.
      Sobre o acervo, realmente é um dos mais completos, muitos títulos que achei e leio por lá, não acho em outros sites do gênero.
      Que bom que a indicação e o texto o agradou, a organização é ótima e o mecanismo e a ferramenta disponível após fazer uma conta no site é formidável, tanto que estou pensando em fazer mais uma matéria sobre a Mangá Host.
      Atenciosamente,

      Excluir
  2. Acho que o union mangás devia tar nessa lista, pois é muito bom e rápido: http://www.unionmangas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só uma dica: não misture "leitores online" com "scans", você está cometendo um grande erro.
    Scanlator (ou scan), são aqueles que traduzem e editam os mangás.
    Leitor online, são aqueles que pegam esses mangás prontinhos, a maioria deles SEM permissão da scan, e simplesmente colocam em seus sites.
    Se você quer conhecer uma scan de verdade, sugiro que pesquise "scanlator" ou "fansub", aí sim, você vai achar uma scan verdadeira. Todos que você citou aí, são APENAS leitores online, nada mais que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, acho que você que se confundiu em sua busca. Essa matéria tem o título acima dizendo muito bem: Leitores Online. Em nenhum momento eu referi a esses sites como scanlator, pois eu sei que eles apenas disponibilizam a leitura e não que eles traduzem. Então sua correção foi precipitada pois como disse no começo, eu já falei que eram top 5 de LEITORES ONLINE.
      Agradeço a informação acrescentada, mas não corrija um erro que não existe a priori.

      Obrigada pela visita
      Beijinhos =*

      Excluir
    2. Não me confundi! Como eu disse logo no começo do comentário: "Só uma dica", não estava corrigindo nada ou teria escrito "scanlator", e não "scan".
      No texto, você colocou "Muitos, como eu, só deve conhecer 2 ou 4 scans no máximo, sendo o principal o Central de Mangás.", era à isso que estava me referindo.
      Assim como muitos, eu também comecei a ler mangás através de leitores online. Na época que comecei, eu realmente achava que eram o pessoal do leitor online quem traduzia tudo. Quando lia as páginas de crédito, achava que o "scan" se referia àqueles que disponibilizava as páginas online para que os fansubs usassem. Foi só depois que descobri que quem traduzia eram os scanlators, e que chamam de "raws" aquilo que eu pensei inicialmente ser o significado de "scan".
      Foi justamente por ter pensado assim que eu sei que muitos usuários de leitores online pensam assim também. E foi aí que eu resolvi te dar aquela dica. Como você usou a palavra "scan" depois do "4", ficou parecendo que estava se referindo ao Central de Mangás como scanlator. Eu entendi o que você quis dizer, mas vai de interpretação de texto, então algumas pessoas podem ter entendido errado.
      Vou deixar aqui uma sugestão, já que estou falando do assunto: você podia fazer uma matéria sobre os scanlators. Ainda não olhei as outras postagens, então, se já tiver feito algo assim, basta ignorar a sugestão. Só acho que seria interessante!
      Mais tarde darei uma olhada no seu site com mais calma, até!

      Excluir
    3. Deise, vou anotar sua sugestão de pauta para fazer algo assim em Abril. Adoro quando leitores sugerem pautas e matérias.
      Então, eu realmente conheço poucos scans, os que eu gosto de tradução eu procuro mesmo na fonte, o ruim que a maioria deixa para download, então opto a leitores online por serem mais práticos. Quando falo dos leitores online, realmente não falo que são eles que fazem o trabalho, porque eu sei essa diferença de trabalho do scan e do leitor online. Mas no inicio eu não deixei claro que estava diferenciando esses trabalhos de forma mais simples e objetiva, então peço perdão.
      Então de acordo com sua sugestão, no cronograma de Abril vou dá uma atualizada nessa matéria, que foi feita em fevereiro de 2014 (risos, faz tempo, então merece ser relembrada e voltar nesse assunto e principalmente nessa diferenciação). Espero você nos acompanhando em Abril e seus comentários quando a nova matéria for ao ar, lógico com os créditos de sugestão de pauta com seu nome, se você autorizar citar seu nome e seus comentários na matéria.

      Então irei está colocando uma observação aqui nessa matéria para melhorar a interpretação de texto, pois como você comentou, mesmo que não tenha sido minha intenção essa confusão, muitas pessoas como você pode ainda interpretar errado.

      Obrigada novamente pela visita e pelo seu comentário. Espero sua volta!

      Beijinhos =*

      Excluir
    4. Vou acompanhar, sim! Sem problemas, pode me citar.

      Excluir
  4. Agora tem o goldenmangas.com o leitor dele é bem mais rapido que os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é minha preferida, posto mangas nela conheço o dono!

      Excluir
  5. De todos esses sites só o mangá host e a central de mangas permanecem kkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*