Entrevista com Bernardo Ignarra

Escrito por Miaka Freitas - terça-feira, dezembro 11, 2012



Depois de uma boa (e inacreditável) história sobre sonhos, fantasmas e verdades, entrevista um pouco o Bernardo Ignarra, estudante de administração e criador de MindCollegium. Bernardo é um dos responsáveis da MangáPride (MP).

Um Sofá à Lareira: Vamos lá, como pensaram em fazer a MP? Fora só sonho de amigos no inicio ou sempre acharam que era pra valer?

Bernardo Ignarra:Bom, a MP nasceu da percepção de alguns membros da equipe de que os desenhistas de fanzines não fazem sucesso porque tem poucas paginas e alto custo. Daí a solução é uma só: UNIR todos os autores em uma só para reduzir o custo de produção unitário e aumentar o tamanho. Essa é a parte técnica da coisa. O sonho sempre existiu e na MP somos todos 100% otimistas, somos amigos, esforçados a vera, não tinha como dar errado.

Um Sofá à Lareira: vocês também trabalham com prazos apertados, como no Japão? Ou já que a revista é feita por vocês, vocês relaxam um pouco na hora de entregar material para nova edição?
Bernardo Ignarra: (risos) é exatamente como no Japão. Eu estudo administração, né? E procurei pelos processos da Jump e fazemos igual. Ontem mesmo foi a deadline dos mangakas para entregar o capitulo 2. A revista é bimestral para acostumar o leitor a esse tipo de publicação, uma vez que estamos no Brasil e os mangakás não vivem disso (ainda). Porem o objetivo maior é diminuir esse tempo.

Um Sofá à Lareira: todos vocês estão começando com a primeira história na MP ou alguns já são fanzineiros de longa data e uma árdua tentativa de fazer “sucesso”?
Bernardo Ignarra:3já são autores há um tempo, um já é fanzineiro há 8 anos (sem grandes sucessos) e 2 são novatos. Como costumamos dizer, na MP tem de tudo.

Um Sofá à Lareira: Já que a MP tem toda essa misturela de coisas... e todos são amigos... Como surgiu esse nome “MangáPride”? Foi difícil decidir?
Bernardo Ignarra:O nome inicial seria Revista MGK, mas o nome precisava ser mais sonoro e precisaria agregar mais significado. Foi dificílimo de sair sim... Pensamos MUITO.

Um Sofá à Lareira:então, o que significa “MangáPride” para vocês?
Bernardo Ignarra:significa ter orgulho do que fazemos, pois sabemos que há pouco tempo (pelo menos quando eu estudava) os otakus, e etc eram muito mais reprimidos e sofriam a beça nos colégios. Porém, mesmo assim, muitos honravam o gosto e continuavam seus hábitos. Hoje, ainda existe muito disso, porém existem formas mais simples dos otakus se auto-afirmarem e sentirem orgulho disso. A MP é mais uma dessas formas de afirmar o seu orgulho por gostar de mangá, anime, games, cosplays, cultura japonesa em geral. É bem isso.

Um Sofá à Lareira: Quero saber mais sobre o Bernardo. Como surgiu a idéia de MindCollegium?
Bernardo Ignarra: Ah (risos). Surgiu graças as brincadeiras no ensino médio, onde eu dizia: você não pode imitar animes e mangás em tudo na sua vida! Tem que tirar a parte boa e aplicar: amizade, esforço, dedicação, disciplina e etc. “Você não vai lutar contra monstros e defender as pessoas na sua vida. Você tem que fazer isso, encarando o que aparecer. Provas, estudo, trabalho. Encare isso como seus ‘monstros’.” Daí um amigo interpretou tudo errado e mandou: “Perai, então é como se lutássemos na hora da prova? Tipo, surge um problema matemático e eu mando um golpe ‘FÓÓRMULA DE BAAASKARA!!’???”.

Um Sofá à Lareira: Deve ser legal namorar um mangaká... Na MP, alguém namora? O que será que as namoradas acham disso?
Bernardo Ignarra: hm... Alguns namoram, outros só vivem curtindo... Outros não namoram... Um editor, o gerente, um mangaká, um resenhista, uma ilustradora, esses namoram. Não sei o que acham, mas acho que se orgulham. Quando saímos todos juntos os namorados e namoradas também vão, e são todos muito legais, gostam de participar.

Um Sofá à Lareira: Então, o MindCollegium tem fim previsto ou será um “onepiece” brasileiro, sem um fim muito previsto?
Bernardo Ignarra: (risos) ótima pergunta. Mas não vai ser não, porém, nesse mundo dos mangás, eu não garanto NADA! Eu tenho sim, um “fim” previsto, uma possibilidade de acabar a história e agradar a todos. Porém, dependendo do sucesso, eu posso continuar (já tenho uma ideia de como fazer) com uma espécie de MindCollegiumShippuden, hm hm??? (risos)

Um Sofá à Lareira: Tem idéias para o futuro? Outras histórias, livros? Já pensou em mais alguma coisa?
Bernardo Ignarra: Tenho idéias para o futuro sim. Porém elas não envolvem outros mangás. Eu espero que a MangáPride dê certo e a minha maior intenção é a busca por novos autores, é nisso que eu vou correr atrás. Existe tanta gente boa pelo Brasil a fora... Muito trabalho ainda deve ser feito, mas eu tenho CERTEZA que JUNTOS isso ficaria muito mais fácil! Nada como ter companheiros lutando pelo mesmo objetivo que você!

Um Sofá à Lareira: Para finalizar, um conselho para quem quer seguir o sonho de um mangaka no Brasil?
Bernardo Ignarra:1º -Não desistir. Pode parecer clichê, mas não é. Eu tiro pela própria iniciativa da MP. Na qual nós corremos desesperadamente atrás de novos autores e MUITOS APARECEM, sim. Porém... Somem pelo meio do caminho... Não mantem contato, não respondem, o sonho delas morre e nunca mais desenham mangá... Portanto, NÃO DESISTA, é sério. 2º (ops... era um conselho só, né?) - Se junte a alguém (de preferência a MP ‘-‘ ). Seguir adiante nesse mundo dos mangás, aqui no Brasil, SOZINHO, eu diria que é IMPOSSÍVEL. É necessário um grupo que te ajude que te dê suporte, fora as diversas outras atividades de marketing, de controle, de negociação com gráficas e etc... É isso aí!




 
Foi ótimo que Bernardo tenha me concedido essa entrevista! A conversa foi ótima e bem divertida. Virou uma entrevista mutua (risos), mas adorei a oportunidade de conhecer um pouco mais do projeto que tanto estou admirando!Espero que tenhamos mais conteúdo entre Um Sofá à Lareira e a MangáPride futuramente. E essa foi nossa primeira entrevista no blog!

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

2 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*